"PF realiza operação em Roraima contra ex-delegado e advogados suspeitos de fraudes no INSS e golpes em venezuelanos"
- Hilkias Sobrinho
- 24 de abr.
- 1 min de leitura

O ex-delegado da Polícia Civil, Marcello Renault, e oito advogados estão entre os alvos de uma operação da Polícia Federal (PF) deflagrada nesta quarta-feira em Roraima. Eles são investigados por envolvimento em um esquema criminoso que aplicava golpes previdenciários em imigrantes venezuelanos e fraudava benefícios do INSS. A ação ocorre nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, e cumpre 14 mandados de busca e apreensão.
A Justiça Federal determinou o bloqueio de bens e valores que somam cerca de R$ 16 milhões dos alvos da operação da Polícia Federal em Roraima. Entre os investigados está Marcello Renault, ex-delegado da Polícia Civil, que atualmente atua como advogado e é professor efetivo da Universidade Estadual de Roraima (UERR).
Renault foi exonerado da Polícia Civil em 2011 após ser acusado de falsidade ideológica e corrupção. Na ocasião, ele teria negociado a fiança de um agricultor em troca de um motor de luz e uma motosserra.
Batizada de Operação Cessatio, a ação da Polícia Federal apura a atuação de um grupo suspeito de aplicar fraudes no Benefício de Prestação Continuada (BPC-Loas), voltado a pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. Os investigados teriam direcionado os golpes, principalmente, a imigrantes venezuelanos residentes em Roraima.

Comentários